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10 Dicas de Pinterest essenciais para o seu Negócio

O Pinterest é um poderoso gerador de tráfego, tão poderoso quanto o Google! E quem tem um site sabe que sem tráfego, nenhum negócio sobrevive. Afinal, tráfego pode ser sinônimo de vendas para quem trabalha na internet. Por isso, hoje, vou dividir contigo 10 Dicas de Pinterest essenciais para o seu Negócio!

Quem ainda não trabalha com o Pinterest, não faz nem ideia do quanto ele pode alavancar um negócio.

Para poder te ilustrar o poder que o Pinterest tem de levar tráfego para o seu site, divido contigo um print do meu analytics do último mês. Você pode observar que ele reina no quesito origem de tráfego.

Pinterest levando tráfego para o meu site
Pinterest levando tráfego para o meu site

Quando um site é novo, como o Depois das 18, ranquear no Google não é tarefa fácil por mais aplicação de técnicas de SEO que se use. Por isso, o Pinterest pode ser o melhor amigo de quem tá começando, e, logicamente precisa gerar tráfego para o seu site.

Mas afinal, o que é o Pinterest?

Muitas pessoas acreditam que o Pinterest é simplesmente uma rede social de compartilhamento de imagens. Principalmente de imagens de decoração, daquelas bem lindonas! A realidade é que, no Brasil, o Pinterest ainda é muito novo, e a grande maioria das pessoas não conseguem enxergar o potencial que ele tem.

O Pinterest é um mecanismo de busca, igual ao todo poderoso Google. Justamente por isso ele tem o poder de levar uma enxurrada de tráfego para o seu site.

Aplicando essas 10 dicas de Pinterest, com certeza você vai levar o tráfego do seu site para outro nível.

Dicas de Pinterest essenciais para o seu Negócio

1. A criação das Imagens para utilizar no Pinterest

O Pinterest é um mecanismo de busca muito visual, por isso é extremamente importante criar imagens atrativas e de qualidade. Mesmo que o conteúdo seja bom, se a imagem for “meia boca”, ela não vai chamar a atenção do usuário.

Trabalhe com imagens de qualidade e bonitas. Assim, ela vai se destacar no mar de imagens do Pinterest. Para isso, utilize imagens livres para uso e seja criativo.

⇒ Veja aqui 18 Sites para baixar imagens grátis.

Observe também o formato da imagem que você vai criar. Dê preferência por imagens verticais. Imagens verticais possuem maior relevância dentro do Pinterest.

Exemplo de imagem utilizada no Pinterest



2. Seu melhor amigo na criação de imagens: canva.com

Para criação das imagens para o Pinterest, não existe ferramenta melhor que o Canva!
O site www.canva.com é gratuito, intuitivo e te dá infinitas possibilidade de criação de imagens.

O que é ainda melhor é que o site já possui layout pronto para a criação dos pins/imagens. Basta selecionar o layout “Imagem para Pinterest”, que ele já vai te dar um design do tamanho 735px x 1102px, que é o ideal. Você pode carregar suas imagens e montar todos os detalhes da imagem, tudo no sistema “clica e arrasta”.

O Canva é o seu melhor amigo na hora de criar imagens
O Canva é o seu melhor amigo na hora de criar imagens

3. Tenha consistência

Quando o assunto é criação de conteúdo ter consistência é primordial.

O Pinterest dá maior relevância para quem diariamente posta seus próprios pins e repina pins de outras pessoas. Então, além de postar seus pins/imagens, é muito importante também salvar imagens de outros usuários.

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4. Descrição do seu Pin

Faça uma descrição de acordo com o conteúdo apontado na URL do pin.

Não adianta criar uma imagem com um título super atraente, se o endereço de URL indicado não for do que trata o título. Afinal, esse usuário não vai nem se dar o trabalho de ler, caso o conteúdo não estiver relacionado ao que a imagem descrevia.

5. Palavra Chave

Utilize sempre palavras chave em todo o Pinterest. Ou seja, utilize a palavra chave e seus sinônimos na descrição de cada pin, na descrição das pastas e até mesmo na descrição do seu perfil.

Trabalhar palavra chave faz com que os usuários te achem, logo, vai levar tráfego para o seu site.

6. Utilize Hashtags na descrição dos pins

Assim como as hashtags “#” funcionam como mecanismo de busca dentro do Instagram, elas vão funcionar dentro do Pinterest. Então, faça uso de algumas na descrição dos seus pins.

Mas lembre sempre de utilizar # de acordo com o conteúdo que você está promovendo. Não adianta colocar uma # que nada tenha a ver com o assunto em questão do pin.

7. Os 05 primeiros pins

Os 05 primeiros pins pinados no dia, são os mais importantes para a sua estratégia no Pinterest.

Isso porque, quando seus seguidores entrarem no Pinterest, são esses 05 primeiros pins do dia que terão maior relevância em aparecer para eles.

Procure sempre pinar pins próprios nestes 05 primeiros do dia, depois você repina conteúdo de outras pessoas.

Caso você não consiga criar pins próprios, repine o de outros usuários, mas sempre priorizando com pins que mais possam interessar para a sua audiência.



8. Repinar pins de outros usuários

É importante repinar pins de outros usuários, pois assim o Pinterest dá mais relevância para o seu perfil na plataforma.

Já li em sites gringos que o ideal seria ter 20% de pins próprios e 80% de pins de outros usuários. Particularmente, não sou adepta desta teoria, pois procuro sempre repinar em proporções semelhantes aos pins que crio.

O interessante é não ter somente conteúdo próprio, sempre repinando pins de qualidade e do interesse na sua audiência.

Utilize o Pinterest diariamente

9. Agendar pins

O Pinterest dá maior relevância para quem diariamente carrega pins novos e repina pins antigos. E isso pode ser um problema na sua rotina de trabalho, pois nem sempre temos tempo para dar conta de tudo no nosso dia a dia.

O ideal e também muito utilizado pelos gringos é agendar o pins. Assim você consegue organizar de forma mais eficiente e otimiza seu tempo.

Mas e o Pinterest permite o agendamento de pins? A triste resposta é: Não!

Não há uma funcionalidade dentro da plataforma que permita o agendamento. Porém você pode usar uma ferramenta chamada Tailwind, que permite o agendamento dos pins.
Usando esse link você ganha 1 mês gratuito no Tailwind.

10. Participe de pastas colaborativas do Pinterest

O Pinterest permite a criação de pastas com a inclusão de colaboradores. Ou seja, você cria uma pasta no Pinterest, depois convida outros usuários da plataforma para serem colaboradores da pasta. Esses colaboradores poderão carregar seus pins relevantes ao assunto da pasta.

Fazer parte de pastas colaborativas te faz ter mais relevância na plataforma, assim como ajuda os demais integrantes da pasta.

Você pode procurar por pastas colaborativas em perfils de assuntos semelhantes ao seu, contatar o dono desta pasta e pedir para fazer parte. Eu tenho uma pasta colaborativa lá no perfil do Depois das 18 sobre Marketing Digital, então, caso você trabalhe neste nicho, pode fazer parte da minha pasta. Basta acessar a pasta colaborativa aqui e solicitar a sua inclusão, conforme orientação na descrição da pasta.

Como alavancar seu negócio utilizando o Pinterest?

Alavanque seu negócio com o Pinterest
Alavanque seu negócio com o Pinterest

O Pinterest te possibilita alavancar o seu negócio pois você pode direcionar o usuário para onde quiser promover. Ao carregar um pin você pode direcionar o usuário para o seu site, para o seu canal do YouTube ou para uma lista de e-mails. Você é quem indica a URL que vai promover com cada pin.

Por isso, só depende de você criar pins atraentes e direcionar este público. Aplicando essas 10 dicas com certeza você já notará diferença no seu tráfego.

Como começar no Pinterest?

Caso você ainda não esteja familiarizado com o Pinterest, ou queira aprender tudo sobre Pinterest, te recomendo o curso que eu fiz e aprendi tudo sobre a plataforma.

Graças ao Pinterest Pro hoje o Pinterest é o maior responsável de tráfego aqui no Depois das 18.

O Curso Pinterest Pro é um curso completo, onde você vai aprender absolutamente tudo sobre a plataforma. No curso é ensinado a criar pins que convertem, como criar conteúdo com alto poder de conversão e o principal: tudo o que é necessário para receber uma enxurrada da tráfego originada do Pinterest.

Conheça a página oficial do curso  Clique Aqui

Espero que essas 10 dias te ajude a gerar mais tráfego para o seu site, possibilitando uma maior conversão para o seu negócio.

Me acompanhe nas Redes Sociais!

Até mais!

Joice Rodzinski

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Sobre o Autor

Joice Rodzinski
Joice Rodzinski

Sempre procurou alternativas para ganhar uma grana extra, apesar de ter um trabalho formal desde a adolescência. Depois de conhecer o Marketing Digital, descobriu o universo de possibilidades do Empreendedorismo Digital. Quer te ajudar a empreender também!

10 Comentários

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  1. Agora tem a opção de agendar o dia e o horário que você quer que seu pin seja publicado!

    • Oi, Nayara! Tudo bem?
      Sim, atualmente existe essa opção de agendamento dentro do Pinterest, mas é um agendamento simplificado, onde não é possível agendar o mesmo pin em várias pastas com intervalos de tempo determinados, além de que não é possível controlar sua “agenda”de pins futuros. Para quem quer ter uma gestão mais profissional da plataforma, ainda sou da opinião que o Tailwind é a melhor opção.
      Sucesso para você!